11 Temas sobre inclusão
- cesarurtado1
- 16 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Um plano em inclusão social pode abranger uma variedade de iniciativas e políticas destinadas a promover a igualdade de oportunidades e a participação de todos os cidadãos na vida comunitária. Aqui estão as proposituras que nortearão os trabalhos:
1. Acessibilidade: Garantir que espaços públicos, transporte, serviços e informações sejam acessíveis para pessoas com deficiência e idosos. Isso pode incluir a instalação de rampas, elevadores em prédios públicos, calçadas adequadas, entre outros.
2. Educação inclusiva: Promover a inclusão de crianças com necessidades especiais no ambiente escolar focado no desenvolvimento de suas potencialidades, com suporte adequado para garantir que todas as crianças tenham acesso à educação de qualidade.
3. Emprego e capacitação: Incentivar programas de formação profissional e parcerias para criar oportunidades de emprego para esses grupos marginalizados, como pessoas com deficiência e jovens em situação de vulnerabilidade.
4. Cultura e lazer: Garantir que todos eventos, atividades culturais e esportivas sejam acessíveis para todos os cidadãos, garantindo que não haja barreiras físicas ou econômicas para participação. Medidas para eventos culturais e entretenimentos público: interprete de libras, banheiros acessíveis, acesso a todos os ambientes do evento através de minimização de barreiras arquitetônicas (rampas de acesso, plataforma elevada, facilidade para acessar os ambientes), gratuidade em eventos públicos, entre outros.
5. Saúde e bem-estar: Apoiar serviços de saúde mental e física, facilitando o acesso às terapias, medicamentos e ou reabilitação, visando melhoria de vida, além de promover campanhas de conscientização sobre temas como inclusão, preconceito e discriminação.
Criação de um banco de dados para pcd, onde a família será assistida por assistentes sociais, onde instruirão a família a acessar programas de reabilitação, terapias através de entidades especializadas (APAE, LUCY MONTORO, REDE SARAH, AACD entre outros), medicamentos gratuitos. Além de instruir e garantir ao cidadão seu direito a saúde, lazer e programas sociais (fremec, transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual gratuitamente, descontos ou gratuidade em eventos culturais e esportivos, isenção de ipva, descontos e financiamento subsidiados entre outros)
6. Habitação inclusiva: Trabalhar para garantir disponibilidade de 100% das edificações de programas municipal de moradias sejam acessíveis (seguindo regulamentação da abnt de acessibilidade) para pessoas com deficiência e idosos, além de combater a segregação residencial.
7. Políticas de não discriminação: Apoiar e fortalecer leis e políticas que protejam contra discriminação.
8. Diálogo com a comunidade: Estabelecer canais de comunicação direta com grupos comunitários e organizações que representam pessoas marginalizadas, para entender melhores suas necessidades e desafios. Entre as medidas: a criação de uma comissão formada por instituições e sociedade civil para orientar projetos que atendam as necessidades das pcd, auxiliando em projetos e tomada de decisão do poder executivo e legislativo, além de dar voz e representatividade a pessoas com deficiência.
9. Promoção de acessibilidade digital: Garantir que os serviços e informações municipais estejam disponíveis online e sejam acessíveis para todos, incluindo pessoas com deficiência visual ou auditiva.
10. Incentivo à participação política: Criar oportunidades para que todos os cidadãos, independentemente de sua condição socioeconômica ou capacidade, possam participar ativamente do processo democrático local.
11. Desenvolver o comércio e o turismos da cidade para atender os mais de 45 milhões de pessoas com algum grau de deficiência.
Comentários